Qual a utilidade da circunferência para o campo de futebol?
- Administrador
- 25 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2018
Qual é a importância dela nos campos de futebol para o cumprimento de algumas regras do esporte?

Como vemos na imagem acima, o "círculo" está bem presente no campo de futebol, seja ele inteiro, como no círculo central, ou seja ele "em partes", como na meia lua da grande área e na marca do escanteio.
Mas então, qual é a utilidade do círculo no campo do futebol?
Primeiramente, começaremos pela diferença entre círculo e circunferência. A circunferência, nada mais é, que o contorno do círculo, ou seja, analisando a imagem acima, fica fácil notar que, a parte branca que contorna o círculo central, é a circunferência. E círculo são todos os pontos interiores a circunferência, ou seja, todo o gramado interior a circunferência.
Agora, que sabemos o que é a circunferência, vamos às suas propriedades:

Como a imagem mostra, a circunferência possui 4 propriedades, sendo 3 delas as mais conhecidas: O = Centro ou Origem da circunferência. R = RAIO = A distância do CENTRO (O) da circunferência até qualquer ponto desta. D = DIÂMETRO = A distância entre dois pontos da circunferência, passando pelo CENTRO. C = CORDA = A distância entre quaisquer dois pontos da circunferência. Sabendo estas propriedades, temos duas consequências:
1. Todo DIÂMETRO é uma CORDA, mas nem toda CORDA é um DIÂMETRO.
2. O diâmetro mede 2x o RAIO. Então, D = 2*R. Mas e aí, qual a utilidade da circunferência no campo de futebol? Calma, estamos chegando lá. Na saída de jogo, quando a bola está no centro de campo, todos os jogadores que estão no campo, exceto os, no máximo, dois que vão dar o pontapé inicial, devem se manter a uma DISTÂNCIA MÍNIMA da bola. Então, como já sabemos que o RAIO é a distância entre o CENTRO da circunferência e qualquer ponto dela, chegamos que a importância do CÍRCULO
CENTRAL é esta, manter todos os jogadores que não vão participar diretamente do pontapé de partida, a uma mesma distância mínima da bola. O mesmo vale para a meia lua da grande área, no que diz respeito a marca penal, e ao 1/4 de círculo nas cobranças de escanteio, onde a bola deve estar a uma distância máxima (limitada pelo raio) da bandeirinha de escanteio.
E aí campeão, entendeu? Bora ver nossa videoaula e responder o nosso questionário?
Comments